17 abril 2012

Biografias das pessoas da revolução russa

Czar Nicolau II

Nome completo:
Data e local de nascimento: ele nasceu em 18 de maio de 1868, em São Petesburgo.
Historia familiar: Nicolau era filho do czar Alexandre Krocosviski e da imperatriz Maria Feodorovna. Seus avós paternos eram o imperador Alexandre ll e a imperatriz Maria Alexandrovna. Nicolau possuía três irmãos mais novos: Alexandre, Jorge e Miguel, e duas irmãs mais novas: Xenia e Olga. Ele teve cinco filhos com a esposa Alix de Hesse-Darmstadt: Olga, Tatiana, Maria, Anastásia e Alexei.
Trajetória de vida: Nicolau tornou-se czar após o assassinato de seu avô, Alexandre II no dia 13 de março de 1881 e à subsequente ascensão de seu pai, Alexandre III. Por razões de segurança o novo czar e sua família mudaram-se do Palácio de Inverno, em São Petersburgo para sua residência no Palácio de Gatchina fora da cidade.
Em outubro de 1890, acompanhado por seu irmão Jorge, viajou ao Egito, Índia e Japão. Essa viagem foi organizada pelo pai Alexandre III para suplementar a educação formal de Nicolau, e dar a ele a oportunidade de experimentar a vida fora de São Petersburgo e do palácio. Enquanto estava no Japão, Nicolau sobreviveu a uma tentativa de assassinato.
Embora Nicolau participasse de encontros do Conselho Imperial, suas obrigações eram limitadas até a sua sucessão ao trono, o que não era esperado tão cedo já que seu pai tinha apenas 49 anos.
Participação na revolução russa: Na época da Revolução Russa, ele era o czar, e foi por causa de um dos seus atos que houve a eclosão da revolução : foi o episódio do Domingo Sangrento.
Data, local e causa da morte: morreu em 17 de julho de 1918, aos 50 anos, em Ekaterinburgo. Nicolau, juntamente com os familiares, foi executado por bolcheviques.

Vladimir Lenin

Nome completo: Vladimir Ilitch Lenin.
Data e local de nascimento: Lenin nasceu no dia 22 de abril de 1870, em Simbirsk.
Historia familiar: filho de IIya Ulyanov Nikolayevich e Maria Alexandrovna Ulyanov. Tinha dois irmãos: Alexandre Ulyanov e Anna Ulyanov. Casou em julho de 1898, com a militante socialista Nadežda  Konstantinovna Krupskaja, mas não teve filhos.
Trajetória de vida: Lenin praticou a lei por alguns anos na cidade de Samara, em sua maioria em casos de propriedade da terra, a partir do qual ele derivou uma visão política para condicionar os camponeses russos para uma condição sócio-econômica. Em 1893, mudou-se para São Petersburgo, onde praticou a divulgação das ideias revolucionárias. Em 1895, fundou a Liga da Luta pela Emancipação da Classe Operária. Em 7 de dezembro de 1895, Lenin foi preso por conspirar contra o czar Alexandre III, e foi preso por 14 meses Em fevereiro de 1897, ele foi exilado para o leste da Sibéria. Em novembro de 1905, Lenin retornou à Rússia para apoiar a Revolução Russa de 1905. Em 1906, ele foi eleito para presidir o POSDR; mas retomou ao seu exílio em dezembro de 1907, após a vitória czarista na tentativa de revolução.
Participação na revolução russa: Foi responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa, porque foi líder do Partido Comunista, e o primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica.
Data, local e causa da morte: ele morreu em 21 de janeiro de 1924, aos 53 anos, em Gork, RSFS da Rússia.

Leon Trotsky

Nome completo: Leon Trotsky.
Data e local de nascimento: Leon nasceu em 7 de novembro de 1879, em Ianovka, na Ucrânia.
Historia familiar: Foi o quinto filho de Anna e David Bronshtein, um humilde lavrador de origem judaica. Embora fosse uma família judaica, a casa de Trotsky não era religiosa, e falava-se russo ou acraniano ao invés de iídiche. Se casou com Aleksandra Sokolovskaya e Natália Sedova.
Trajetória de vida: Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo para os Negócios Estrangeiros; posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética.
Afastado por Stalin do controle do partido, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, agente da polícia de Stalin. As suas ideias políticas, expostas numa obra escrita de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo.
Participação na revolução russa: Após a conquista do poder pelos Bolcheviques, Trótski torna-se Comissário do Povo para os Negócios Estrangeiros, com a missão de negociar o armistício militar com a Alemanha e seus aliados. A posição de Trótski nas negociações do armistício foi oposta a de Lenin - que achava que um tratado deveria ser assinado com a Alemanha em quaisquer condições - mas também oposta a dos comunistas de Esquerda, que propunham a guerra revolucionária; para ele, a posição a tomar seria de "nem paz, nem guerra"; o governo soviético deveria retirar-se das conversações e esperar pela agitação revolucionária no exército alemão. Através de uma combinação prévia com Lenin, que havia aceitado testar sua proposta ("para estar de bem com Trótski, vale a pena até perder a Letônia e a Estônia", teria dito Lenin), Trótski acaba por retirar-se de facto das conversações a 10 de fevereiro de 1918, respondendo a Alemanha com um novo ataque, que obrigou o governo soviético a assinar por fim a 3 de março o desvantajoso Tratado de Brest-Litovski.
Data, local e causa da morte: morreu em 21 de agosto de 1940, aos 61 anos, em Coyoacán, no México. Ele foi assassinado por por um agente da polícia de Stalin.

Josef Stalin

Nome completo: Josef Vissarionovitch Stalin.
Data e local de nascimento: Stalin nasceu em 21 de dezembro de 1878, em Gori.
Historia familiar: É filho da costureira Ketevan Geladze e do sapateiro Besarion Jughashvili, e teve uma infância difícil e infeliz.
Trajetória de vida: Nos anos de 1901 e 1902, tornou-se membro em Tíflis, em comitês de Batumi do POSDR. Em 1901, Stalin, enquanto na clandestinidade, organizava greves e manifestações, agitando os trabalhadores em Baku nas fábricas de Alexander Mantáshev. Em 1903, aliou-se a Vladimir Lenin e aos outros Bolcheviques, que planejavam a Revolução Russa. Entre 1902 e 1913 foi preso seis vezes, fugindo 4 vezes, em 1906 a 1907 supervisionou as desapropriações no Cáucaso.
Stalin chegou ao posto de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética entre 1922 e 1953 e, por conseguinte, o chefe de Estado da URSS durante cerca de um quarto de século, transformando o país numa superpotência.
Participação na revolução russa: Antes da Revolução Russa de 1917, Stalin era o editor do jornal do partido, o Pravda ("A Verdade"), e teve uma ascensão rápida, tornando-se em novembro de 1922 o Secretário-geral do Comitê Central, um cargo que lhe deu bases para ascender aos mais altos poderes. Após a morte de Lenin, em1924, tornou-se a figura dominante da política soviética – embora Lenin o considerasse apto para um cargo de comando, ele ignorava a astúcia de Stalin, cujo talento quase inigualável para as alianças políticas lhe rendera tantos aliados quanto inimigos. Seus epítetos eram "Guia Genial dos Povos"  e "O Pai dos Povos". Lênin elogiaria Stalin pela sua obra O Marxismo e o Problema Nacional e Colonial. Nessa obra Stalin estabelecia os fundamentos do programa nacional do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), e citava os problemas nacionalistas de conflitos interétnicos, de lutas nacionais e revolucionárias na Rússia da época, e que a Democracia formal ajudava, cujo o parlamento era o principal.
Data, local e causa da morte: morreu em 5 de março de 1953, aos 74 anos, em Moscou.
Fontes de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Stalin#cite_note-2

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. muitoo boom , me ajudou bastante , no trabalho da escolaa !!!

      Excluir
    3. Obg mesmo me ajudou muito no meu trabalho de escola obg vlw
      Passa o whats alguem ai

      Excluir
  2. Meu Trabalho todinho de Historia em um blog kkk obg obg obg <3

    ResponderExcluir
  3. Quem assina esse péssimo texto? Com certeza não é ninguém minimamente qualificado para escrever sobre as personagens da Revolução Russa.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada por pegar textos da wikipedia e coloca-los no seu blog.
    onde fazemos o trabalho e depois vimos q era de um site nao confiavel.
    faça seus proprios conteudo

    ResponderExcluir