03 abril 2012

trabalho de historia

O canhão de Longo alcance


Canhão é uma boca de fogo de artilharia também conhecida como Peça, destinada a disparargranadas em tiro tenso, de calibre superior a 20 mm e que pode ser montado sobre uma carreta ou outro reparo qualquer. Consiste basicamente num tubo fechado na extremidade do qual é colocado oprojétil, com uma carga de projeção para impelí-lo a longa distância, com grande velocidade inicial. Sustentam alguns que foram os chineses os inventores do canhão; outros dão a primazia aosmouros, que o teriam utilizado na Península Ibérica, em 1305, no cerco de Ronda. Há documentos que comprovam a introdução de duas bocas de fogo na batalha de Metz, em 1324.


O canhão foi inventado no século XIV pelo monge e alquimista alemão Berthold Schwarz (1310-1384), na cidade de Friburgo (Alemanha). Ele utilizou uma mistura de nitrato de sódio, enxofre, pólvora e outros reagentes químicos para testar o poder de explosão de sua criação. Embora a pólvora já fosse conhecida pelos chineses, utilizada não apenas em fogos de artifício, mas também militarmente, esta foi a primeira arma de projéteis para longo alcance já projetada.Ou seja: a invenção do canhão foi a primeira arma-de-fogo já construída da história. A peça de artilharia foi utilizada pela primeira vez em 1334, quando o bispo Nicolau I de Constança mandou defender com ela a cidade de Meersburg. 

O canhão de longo alcance foi utilizado massivamente pela primeira vez na história na 1ª guerra mundial....

Era assim... voce deve saber quue a 1ª guerra foi a "guerra das trincheiras", justamente para se proteger da cavalaria, jah decadente, e da ARTILHARIA, cuja manifestação foi altamente difundida nesse período.... A função dos canhoes era exatamente essa.... num campo de batalha onde dois exercitos combatiam por um pequeno territorio, o uso da artilharia era uma coisa necessaria, para tentar ferir o psicologico dos adversarios e eventualmente matar alguem.... eles eram colocados alguns quilometros atras de sua trincheira, e mandavam fogo de acordo com os mapas vigentes....atraves do mapa eles calculavam a inclinação do canhao....

Morteiro

O morteiro é uma boca de fogo de carregar pela boca, destinada a lançar granadas em tiro curvo de curto alcance. Os atuais morteiros, têm origem nos morteiros de trincheira desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial para serem especialmente usados na guerra de trincheiras. Na década de 1960 foi desenvolvido para o Exército Português um tipo especial de morteiro ultra-ligeiro denominado morteirete.
Atualmente os morteiros são normalmente usados como arma de apoio de infantaria. No entanto, os morteiros pesados são, em alguns casos, usados como arma de artilharia.

Fuzil

Fuzil é a designação usada para armas de fogo portátil, de cano longo (maior que 48 cm). Podem ser de repetição, semi-automáticos ou automáticos. Também podem ser usados os termos "rifle" ou "refle", palavras tomadas da língua inglesa.
A denominação "fuzil" tem origem no nome da peça metálica das antigasespingardas de pedeneira que, percutida pelo silex (pederneira), produzia a faísca que originava a deflagração, produzindo o disparo do projétil. A palavra "fuzil" acabou por ser utilizada para designar, não apenas a peça metálica, mas toda a arma em si.

Metralhadora

A metralhadora é uma arma de fogo automática projetada para disparar tirossucessivos rapidamente a partir de um cinto de munição, que são vários cartuchos presos entre si, ou de um carregador. Geralmente, a taxa de tiros por minuto de uma metralhadora comum é de várias centenas. Seu funcionamento é, em alguns pontos, similar ao de um revólver. É considerada uma das mais importantes tecnologias doséculo XX, tendo sido fundamental durante as I Guerra Mundial e II Guerra Mundial.
As metralhadoras geralmente são classificadas em três categorias: metralhadoras propriamente ditas, submetralhadoras e canhões automáticos. Uma metralhadora tem a característica de ser até certo ponto portátil, usada preferencialmente com o auxílio de um bipé ou outro suporte aplicável e ser leve e pequena, podendo ser usada sem apoios, tal como um rifle. Geralmente, metralhadoras são usadas em guerras ou ações policiais de grande porte. Submetralhadoras são projetadas para serem mais leves e portáteis que as metralhadoras. Elas são armas de mão e tem curto alcance, geralmente usadas para defesa pessoal. A diferença entre metralhadoras e canhões automáticos baseia-se no seu calibre, metralhadoras com calibre superior a 16 mm são consideradas canhões automáticos.
Pela lei que regula a produção e porte de armas nos Estados Unidos, uma metralhadora é um termo técnico usado para armas de fogo totalmente automáticas e também para componentes que modifiquem uma arma de fogo existente tornando o seu funcionamento similar ao de uma arma automática.

Tanques de guerra

Os primeiros tanques de guerra da história da humanidade – a nova arma que ingleses e franceses tinham construído em sigilo absoluto. Essa arma recebeu dos militares aliados o nome-código de "tanque", para que os inimigos pensassem em reservatórios de água ou de combustível, se extravasasse alguma informação sobre o projeto secreto. Os novos tanques de guerra desencadearam a situação mais fatídica ocorrida até então numa frente de combate. Os "monstros" venciam obstáculos, em função dos quais milhares de soldados tinham morrido antes. Armas, trincheiras ou cercas de arame farpado: nada conseguia deter os poderosos veículos. Um tanque inglês avariado foi descrito da seguinte forma pelos militares alemães que conseguiram tomá-lo: "Nos lados, ele tem chapa de blindagem de dois centímetros e meio de espessura e uma torre giratória de canhão, do formato de um ninho de andorinha. É dirigido através de uma peça traseira de articulação que pode ser movida para cima e para baixo. O veículo é tão pesado, que um vagão de trem sucumbiu sob o seu peso. Eles transportam muita munição, alimentos e uma gaiola com pombos-correio". Os primeiros tanques eram consideravelmente lentos, perfazendo apenas seis quilômetros por hora, além de ser bastantes difíceis de manobrar. Dos 49 tanques de guerra da primeira geração, que foram usados em Flers, poucos retornaram aos seus postos de origem.

Os tanques Mark I a Mark V, fazem parte de uma família de veículos que viria a revolucionar aguerra e a condicionar a decisão da vitória no campo de batalha a partir do final da Primeira Guerra Mundial até aos nossos dias.
Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial teve seu inicio, não se esperava que ela se transformasse rapidamente numa guerra de posições praticamente fixas, baseadas em extensas linhas de fortificações, praticamente impermeáveis ao avanço da infantaria.

Submarino

é uma embarcação especializada para operar submersa, tendo sido largamente usadas pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, sendo usado por todas as grandes marinhas atualmente. Submarinos civis e submergíveis são usados com fins científicos tanto na água doce quanto salgada para trabalhar emprofundidades muitos grandes para mergulhadores humanos.
Os submarinos englobam uma vasta gama de tamanho de embarcação. Desde embarcações de duas pessoas que são utilizadas para explorar a superfície marinha por poucas horas até os submarinos nucleares norte americanos da Classe Ohio, os quais permanecem submersos por metade de um ano e carregam mísseisnucleares suficientes para destruir centenas de cidades. Há também submarinos especializados em resgate de submarinos e pequenos submarinos movidos por uma pessoa elaborados para competição entre as universidades. Um velho mecanismo para uso em exploração de águas profundas, salvamento, construção e recuperação é o sino de mergulho.
A palavra submarino era originalmente um adjetivo que significava sob o mar. Algumas firmas que faziam montagem submarina mas não parte de submarinos chamaram este trabalho de engenharia submarina. Submarino como um nome que significa parte de uma embarcação submersível originou-se como uma redução do termo barco submarino, e livros mais antigos, como Vinte Mil Léguas Submarinas, usavam estes termos.

Couraçado

Um couraçado ou encouraçado é um navio de guerra pesadamenteblindado e armado com as peças de artilharia de longo alcance e de maiorcalibre existentes. Normalmente, os couraçados eram maiores, mais armados e mais blindados que os cruzadores e contratorpedeiros.
O projeto dos couraçados evoluiu, continuamente, de modo a incorporar e adaptar os mais recentes avanços tecnológicos.
Sendo considerados os herdeiros dos navios de linha à vela, do século XVIII, em alguns países, os grandes couraçados eram classificados comonavio de linha (Alemão: Linienschiff) ou navio de batalha (Alemão:Schlachtschiff, Inglês: battleship, Italiano: nave da battaglia), ambos sendo abreviaturas do termo "navio de linha de batalha".
O lançamento à água, em 1906, do HMS Dreadnought foi o início de uma revolução nos projetos de couraçados. Os tipos de couraçados subsequentes, projetados sob a inspiração daquele, passaram a ser conhecidos por "dreadnoughts".
Os couraçados eram um poderoso símbolo de domínio naval e de poder de uma nação. Durante décadas, os couraçados foram um fator determinante na estratégia diplomática e militar das potências que os possuiam. A corrida global às armas, em termos de construção de couraçados, foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial, na qual se deu a Batalha da Jutlândia, um recontro entre as enormes frotas de couraçados britânica e alemã, considerado como a maior batalha naval da história. Os tratados internacionais de limitação de armamento naval, das décadas de 1920 e de1930, limitaram o número de couraçados, mas não pararam com a sua evolução. Tanto os Aliados como as Potências do Eixo desenvolveram couraçados durante a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de tudo, alguns historiadores e estrategas navais questionam o valor dos couraçados. A Batalha de Tsushima, entre as marinhas russa e japonesa, em 1905, foi o único confronto decisivo entre frotas de couraçados e um dos poucos ocorridos, para além da indecisiva Batalha da Jutlândia. Apesar dos seus enormes poder de fogo e proteção, os couraçados foram-se tornando, cada vez mais, vulneráveis a armas simples e baratas: inicialmente o torpedo e a mina marítima e, depois, a aeronave e o míssil. O aumento da distância de enfrentamento nos combates navais levou ao desenvolvimento do porta-aviões que substituiu o couraçado como o principal tipo de navio de linha, durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante a Guerra Fria, apenas a Marinha dos EUA manteve alguns dos seus couraçados em serviço, usando-os em missões de apoio de fogo contra alvos em terra. Os últimos couraçados dos EUA foram abatidos ao serviço em março de 2006.

Avião

Neste conflito estiveram envolvidos cerca de 65 milhões de soldados e destacaram-se algumas figuras militares, como o estrategista da Batalha do Marne, o general francês Joffre, o general Ferdinand Foch, também da mesma nacionalidade, que veio a assumir o controle das forças aliadas, o general alemão Von Klück, que esteve às portas de Paris, general britânico John French, comandante do Corpo Expedicionário Britânico e o comandante otomano Kemal Ataturk, vencedor na Batalha de Gallipoli contra a Inglaterra e o ANZAC (Austrália e Nova Zelândia).

A guerra química e o bombardeamento aéreo foram utilizados pela primeira vez em massa na Primeira Guerra Mundial. Ambos tinham sido tornados ilegais após a Convenção Hague de 1907. Os aviões foram utilizados pela primeira vez com fins militares durante a Primeira Guerra Mundial. Inicialmente a sua utilização consistia principalmente em missões de reconhecimento, embora tenha depois se expandido para ataque ar-terra e atividades ar-ar, como caças. Foram desenvolvidos bombardeiros estratégicos principalmente pelos alemães e pelos britânicos, já tendo os alemães utilizado zeppelins para bombardeamento aéreo.

Balão dirigível

é um aeróstato (aeronave mais leve do que o ar), que pode ser controlado. Ao contrário de aeronaves mais pesadas do que o ar (aerodinos), os dirigíveis sustentam-se através do uso de uma grande cavidade que é preenchida com um gás menos denso do que o ar, como o gás hélio ou mesmo o inflamável gás hidrogênio.
A aerostação militar, que é o uso de veículos aéreos mais leves que o ar, surgiu
no século XVIII. Durante a Primeira Guerra, estes balões que podiam ser controla
dos, tiveram grande utilização. A marinha alemã os usou, com bastante sucesso ,
em transporte de munição para as frentes de batalha; como observatórios no des
locamento de tropas terrestres; no patrulhamento costeiro das regiões ocupadas e,
sobretudo nos bombardeios sobre a Inglaterra e Paris.
Na paz e na guerra, balões e dirigíveis serviram para observações, bombardeios, patrulhamento costeiro, transporte de pequenos aviões (como o dirigível Akron da marinha norte-americana) e transporte de passageiros com muito luxo e conforto. No entanto, o acidente com o dirigível alemão Hindenburg (1937) parecia determinar o fim da era do mais-leve-que-o-ar, que também sentiu declínio diante da evolução do avião, aeronave muito mais versátil e veloz, tanto para a guerra quanto para o transporte comercial.

 Gases tóxicos
GASES QUÍMICOS: ATÉ RESPIRAR TORNOU-SE UM RISCO DE VIDA 

Quando nuvens coloridas se aproximavam dos palcos da batalha, gongos e matracas avisavam os combatentes da ameaça trazida pelo vento: os gases tóxicos. Respirando lentamente, os soldados revezavam os equipamentos de proteção. Eram momentos de muita tensão, afinal até respirar tornava-se risco de vida. Os agentes venenosos cobriram as trincheiras durante quase toda a I Guerra. O conflito batizou o uso sistemático de armas químicas. Entre 1915 e 1918, foram produzidas 113 mil toneladas de gases, como cloro, mostarda e fosgênio. O resultado não poderia ter sido mais assustador: quase 90 mil mortos e mais de um milhão de feridos. 
Os alemães são os pais da guerra de fato, embora os franceses tenham usado gás lacrimogênio antes. A inauguração das investidas com gases venenosos aconteceu assim: em 22 de abril de 1915, em Ypres, na Bélgica, uma névoa verde-cinzenta começou a soprar em direção às linhas das tropas aliadas. Desesperados, milhares de soldados tentaram escapar, deixando armas e mochilas para trás. Outros milhares se arriscaram com máscaras improvisadas. Psicologicamente. O ataque cruel dos germânicos foi um sucesso. Os inimigos desertaram em massa, deixando mais de 6 km de território livre para o avanço alemão. Fritz Haber, chefe do serviço de guerra química germânica, dirigiu pessoalmente o ataque com o cloro gasoso. Em 1918, ele ainda seria premiado com o Prêmio Nobel de Química.
Os aliados, em resposta ao ataque alemão, decidiram investir em agentes tóxicos. Com isso uma arma mais potente começou a ser testada nos campos de batalha: o fosgênio. Traiçoeiro, não provocava efeitos mediatos, mas matava soldados até 48 horas após a inalação. Ainda em 1915, os franceses criaram granadas de fosgênio, que não dependia mais de bons ventos para atingir o inimigo. Enquanto armas químicas eram aperfeiçoadas, os equipamentos de proteção começavam a surgir. Das precárias máscaras de algodão, os ingleses passaram a utilizar cilindros de respiração com antídotos contra os gases. Até o final do conflito, diversas máscaras e também compostos químicos foram criados. O mais famoso: o gás mostarda, uma invenção alemã. 
Muito à frente na pesquisa de armas químicas, a Alemanha empregou o gás mostarda em 1917. O vento amarelo mostrou-se capaz de devastar as linhas adversárias mesmo às tropas com máscaras de proteção. Em contato com qualquer parte da pele, provocava bolhas, atacando em seguida os olhos e os pulmões. Sua vítima mais ilustre foi o então soldado Adolf Hitler. Em 1918, Hitler com 29 anos, ficou temporariamente cego em Ypres. Em 1925, o bom senso chegou e as grandes potências assinaram um acordo que proibia o uso de armas químicas em campos de batalha. Mas 11 anos depois, Mussolini (político italiano) já o utilizava na Etiópia. Os japoneses começaram a testar novos compostos e chineses a partir de 1937. E Hitler parece nem ter lembrado do próprio sofrimento em sua política de extermínio dos judeus, durante a II Guerra Mundial.

A granada de mão

Granada de mão (do francês grenade; do latimgranatum, "romã"/ granum, "grão") é um artefato bélico com uma câmara interna que leva uma carga de arrebentamento, o qual em geral se lança a pequena distância com as mãos ou com o auxílio de uma arma de fogo (fuzil).
A Granada surgiu na China Medieval, durante o século IX, era feita de cebola seca, e enchida com pólvora, usava-se para destruir muros, forticações etc.
Antigamente era um projetil com a forma de romã, que se enchia de pólvora, à qual se lançava fogo. Era uma arma explosiva utilizada por tropas especiais (osgranadeiros) do século XVII até o século XIX. As granadas modernas datam do início da Primeira Guerra Mundial.
Granada de gás.
Granadas de mão funcionam de maneira mais ou menos uniforme, sejam elas de explosão, de fragmentação, de fumaça, de impacto, incendiárias, lacrimogêneas, de gás ou com capacidade de iluminar. Um pino ou cavilha de segurança é retirado da granada antes que ela seja lançada, acionando um dispositivo que dispara uma espoleta. A espoleta incendeia-se, detonando a carga explosiva, e a granada explode, rompendo o invólucro. As granadas disparadas por fuzis utilizam a energia propulsora dos projéteis. Conforme o tipo, são usadas contra pessoas ou veículos de transporte blindados, para incendiar ou como meio de identificação, sinalização ou iluminação.
O coquetel molotov, feito com garrafas de vidro cheias de parafina e combustível, pode ser considerado também um tipo de granada.

Lança-chamas

Um lança-chamas é um aparelho mecânico desenhado para projetar uma chama longa e controlável, ou, literalmente, lançar chamas. Alguns gêneros, incluindo os lança-chamas militares mais comuns, projectam um líquido inflamável, enquanto outros, projectam um gás inflamável. É utilizado pelas forças militares e por civis que precisem de uma chama controlada, tais como, na agricultura ou no combate a incêndios. Muitos lança-chamas, não militares, não utilizam um líquido inflamável, mas em vez disso, um gás inflamável de alta pressão, tais como, gás propano ou gás natural; que são considerados mais seguros para utilização agrícola, industrial, ou de entretenimento.

Fontes :
http://br.answers.yahoo.com/
http://pt.wikipedia.org/

Um comentário: