04 setembro 2012


E.E. Profº Geraldo Enéas de Campos







Trabalho de História

Segunda Guerra Mundial










Anna Carolina nº 2
Jaqueline nº 16


A Batalha de Stalingrado

Batalha de Stalingrado foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a história, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados.
Marcada por sua extrema brutalidade a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva passou totalmente para as mãos dos soviéticos até a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945.



Holocausto

A partir da Segunda Guerra Mundial, o termo Holocausto foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo regime nazista fundado por Adolf Hitler. Havia judeus, ciganos, eslavos militantes comunistas, homossexuais, deficientes motores e mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos, alguns sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum.
Mais tarde, no correr do julgamento dos responsáveis por esse extermínio, o termo foi adotado somente para se referir ao massacre dos judeus durante o regime nazista.
Todos esses grupos eram levados aos campos de concentração e de extermínio, e lá eram mortos com tiros à queima roupa, ou eram escravizados, de acordo com textos, fotografias e testemunhos de sobreviventes, além de uma extensa documentação deixada pelos próprios nazistas com registros estatísticos de vários países sob ocupação. Hoje, já se sabe que aproximadamente 17 milhões de soviéticos morreram nos campos de concentração.


 
Ruínas da câmera de gás Crematório ll em  Auschwitz ll (Birkenau)  _
Bomba Atômica

Bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso. Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.
Muitos confundem o termo genérico "bomba atômica" com um aparato de fissão. Por bomba atômica, entende-se um artefato nuclear passível de utilização militar via meios aéreos ou lançamento por mísseis. Entretanto, mesmo neste sentido o termo bomba atômica mostra-se não muito adequado, pois bombas tradicionais lançadas por aviões ou mísseis também têm suas energias liberadas a partir de átomos, entretanto, mostrando-se o termo bomba nuclear, certamente mais adequado para se fazer referências aos artefatos no escopo deste artigo. Por ogivas nucleares, entende-se as armas nucleares passíveis de utilização em mísseis. Já os artefatos nucleares não são passíveis de utilização militar, servindo, portanto, somente para a realização de testes, como foi o caso do artefato de Trinity (o primeiro detonado).


Consequências da Guerra: Perdas humanas e materiais

Após quase seis anos de batalhas e um saldo de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a guerra mundial terminou com o esmagamento do Eixo. O Japão, último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo. Muitas cidades saíram destruídas, assim como muitas famílias perderam membros, e tiveram que recomeçar a vida em outros locais. E aos sobreviventes, resta apenas a lembrança dolorosa de seus amigos familiares que foram mortos durante o período das Grandes Guerras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário