20 agosto 2012


Gravidez não planejada

A adolescência é uma fase muito conturbada das nossas vidas, por causa do desenvolvimento de uma personalidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta, em que há muitas alterações nos pensamentos e nas atitudes dos jovens.

A gravidez na adolescência pode causar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. Esses jovens não estão preparados emocionalmente, fisicamente ou financeiramente para assumir essa responsabilidade. Muitos adolescentes acabam saindo de casa, cometendo abortos, deixando os estudos ou abandonando as crianças sem saber o que fazer.

O início da atividade sexual está relacionado ao contexto  familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, o hábito de “ficar”, a não utilização de métodos contraceptivos (mesmo havendo a distribuição gratuita em postos de saúde, escolas, etc), seja por desconhecer ou por tentar esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual juvenil cresça, e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.



Entretanto, os casos de gravidez entre meninas brasileiras de 15 e 19 anos vêm diminuindo, mas ainda é alto. Em 2003, foram mais de 583 mil jovens grávidas. Já em 2008, esse número diminuiu: foram aproximadamente 487 mil os partos realizados em meninas entre 15 e 19 anos registrados pelo Ministério da Saúde.

Métodos contraceptivos

Para evitar a gravidez precoce, existem os métodos contraceptivos, como a camisinha masculina, camisinha feminina e a pílula anticoncepcional. Por se tratar apenas de adolescentes, não é recomendado métodos como o DIU (dispositivo intrauterino) ou cirurgias.



Os preservativos são métodos contraceptivos do tipo barreira. Não só ajudam a prevenir a gravidez na adolescência, como também reduz o risco de transmissão de diversas DSTs.

As pílulas são uma das opções mais eficazes e simples de contracepção reversível. Sua atuação ocorre através da inibição da ovulação, ou seja, enquanto a pílula for utilizada corretamente a mulher não terá período fértil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário